quarta-feira, 8 de abril de 2015

Biodiversidade da Floresta Amazônica

Em nenhum lugar do mundo existem mais espécies de animais e de plantas do que na Amazônia, tanto em termos de espécies habitando a região como um todo, como coexistindo em um mesmo ponto. Entretanto, apesar da Amazônia ser a região de maior biodiversidade do planeta, apenas uma fração dessa biodiversidade é conhecida. 



Fauna Amazônica
        De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2005, a fauna amazônica era constituída de 4.221 espécies de animaisExiste na Floresta Amazônica uma fauna variada e espécies desconhecidas. Os mais populares são os macacos, como o macaco-aranha, os guaribas, os coatás, os barrigudos, etc. Há também a presença de muitos répteis, anfíbios, peixes, mamíferos terrestres e aquáticos, aves e muitos insetos. Nos rios amazônicos existem cerca de 85% de espécies de peixes da América do Sul e um dado curioso é que só no Rio Negro foram catalogadas 450 espécies de peixes.
Um total de 163 registros de espécies de anfíbios foi encontrado para a Amazônia brasileira. Esta cifra equivale a aproximadamente 4% das 4.000 espécies que se pressupõe-se existir no mundo e 27% das 600 estimadas para o Brasil. A riqueza de espécies de anfíbios é altamente subestimada. Já as aves são responsáveis por colocar um pouco de cor na floresta. Na Amazônia existem 1.300 espécies de aves, constituídas por araras, papagaios, periquitos, tucanos, entre outros.
A maior parte da fauna amazônica é composta por muitos insetos, nela encontra-se besouros, formigas, vespas, mariposas, etc. Esses animais são de grande importância nos ecossistemas, pois ajudam na polinização das plantas direta ou indiretamente.


Flora Amazônica 
     A riqueza da flora compreende aproximadamente 30.000 espécies, cerca de 10% das plantas de todo o planeta. São cerca de 5.000 espécies de árvores (maiores que 15cm de diâmetro). As espécies mais conhecidas são a castanheira, a seringueira, a vitória-régia e o cacaueiro. As árvores consideradas de grande porte ficam próximas umas das outras e impedem a passagem dos raios solares que dificultam o surgimento de uma vegetação rasteira que é encontrada em poucos lugares.
      Em algumas árvores amazônicas presenciamos o crescimento de plantas como orquídeas e bromélias que mantém uma relação mútua. Assim, metade das plantas existentes no Brasil são encontradas nessa floresta. A cada ano que passa mais espécies são catalogadas em todo o mundo e adicionadas à lista.

          


Fontes: 
http://floresta-amazonica.info/biodiversidade-da-amazonia.html 
http://marte.museu-goeldi.br/marcioayres/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=11

Nenhum comentário:

Postar um comentário